quinta-feira, 2 de julho de 2009

JUDEUS X SAMARITANOS

Após a morte do Rei Salomão, filho do grande Rei David, o reino de Israel foi dividido, devido à idolatria de Salomão, que seguira aos deuses estranhos de cada uma de suas esposas. Cumprindo assím a promessa de Deus feita a Jeroboão oficial de Salomão, em conseqüência dos seus pecados (l Reis 11), originando o reino do norte com 10 (dez) tribos sob o comando de Jeroboão e denominado Israel. Todavia a promessa de manter a descendência de Daví no trono foi mantida e o reino do sul com 2 (duas) tribos regido por Roboão, este, filho de Salomão, conhecido também por Reino de Judá, é o cumprimento desta promessa. E 28 gerações após Daví deu-se o nascimento do Messias (14 de Daví até o cativeiro babilônico e 14 daí até o nascimento de Jesus).
Por volta de 885-874 a.C. Onri reinou sobre Israel e adquiriu por aproximadamente 70 quilos de prata um monte 15 quilômetros a oeste de Tirza onde era a sede do governo, esta terra era de um homem chamado Semer então nomeou esta região de SAMARIA. Em conseqüência da sua localização o rei Onri decidiu mudar a sede do exército e administrativa para essa nova cidade. I Reis 16:21-28.
No reinado de Oséias (732-723 a.C.) o rei da Assíria Salmaneser, ordenou imposto anual sobre Israel e o mesmo não concordou, procurou apoio no rei Sô do Egito recusando-se a pagar tal imposto, Salmaneser naturalmente não aceitou, mandou prender Oséias e fez guerra contra Israel. Por causa dos pecados de Israel que virou as costas para Deus fazendo tudo o Senhor havia condenado a Assíria venceu e conquistou Samaria.
Como prática comum pelos assírios era feito um intercâmbio entre os povos conquistados para exterminar o sentimento nacionalista, povos da Babilônia, Cutá, Iva, Hamate e Serfavaim estes sob domínio assírio que não conheciam ao Senhor, foram ordenados a habitar em lugar dos israelitas que haviam sido levados como prisioneiros. Esses assírios tomaram posse daquelas cidades e habitaram ali.
Contudo “esse povo estranho” invadiu a terra prometida pelo Senhor ao seu povo, um novo povo formado pela nova miscigenação não sabia adorá-lo, os babilônios adoravam ao deus Sucote-Benote, o povo de Cutá fez imagens de Nergal, o povo de Hamate imagens de Asima, o povo de Iva fez imagens de Nibaz e Tartaque, e o povo de Serfavaim queimava seus filhos aos deuses Adrameleque e Anameleque (daí a origem do nome moleque que erroneamente chamamos as crianças) então, Deus enviou leões a devorarem os idólatras que profanavam a terra que mana leite e mel, o rei da Assíria sabendo disso, enviou de volta um profeta de Samaria da parte de Deus para ensinar os assírios a adorarem ao Senhor e aplacarem a sua ira, os assírios, porém, continuavam a adorar seus deuses, a utilizar os templos bem como altares construídos pelos israelenses e consagrados ao Senhor Deus, para adorar seus deuses estranhos e também escolhiam entre si sacerdotes para seus ídolos além de adorarem ao Senhor também agora.
Com essa mistura de raças pessoas do reino do norte que permaneceram ali se davam em casamentos condenados pela Lei de Moisés, nome esse dado em alusão à lei (não só os 10 mandamentos em Êxodo 20 e Deuteronômio 5), mas toda lei dada por Deus após a saída do Egito, regras para uma vida melhor. (2 Reis 17).
Daí a origem da desunião e até repúdio entre judeus e samaritanos, pois, com a miscigenação de culturas o objetivo assírio foi atingido, que era de perder esse elo nacionalista e exterminar as bases da cultura e religião dos povos conquistados impondo seus costumes e crenças.
Como conseqüência desse repúdio no ano 536 a.C. data do início da reconstrução do templo quando o povo de Deus voltou do cativeiro babilônio para Samaria por permissão do rei Ciro da Pérsia, Josué (filho de Jozadaque), Zorobabel e outros líderes não aceitaram ajuda dos samaritanos que encontraram ali quando voltaram, na construção do templo, pois eles adoravam outros deuses, apesar de adorarem a Deus também, não andavam em santidade, idolatravam outros deuses e não seguiam a lei de Moisés.
A construção do templo foi interrompida pela oposição dos samaritanos já no reinado de Dário sendo paralisada por 16 anos segundo ordem do rei Artaxerxes através do levante dos samaritanos com falsas acusações que os judeus estavam se virando contra a Pérsia e assím foi com Neemias também mais a frente, porém, o rei Dário, mandou fazer uma busca nos arquivos do rei e encontrou a ordem do rei Ciro, datada de 539 a.C. e ordenou a retomada da construção. (Esdras 1-6)
Outro episódio mais a frente na historia dos dois povos que outrora eram um só (antes do cativeiro), em 445 a.C. para ser mais exato. Sambalate (samaritano) e Tobias que em Judeu siguinifica Deus é bom (este era um amonita com parentesco judeu) se opunham de forma ferrenha à construção das muralhas de Jerusalém por Neemias, chegando a declarar que se uma raposa encostasse o rabo no muro, iria cair, tendo em vista que o muro era construído por sacerdotes, levitas, comerciantes, trabalhadores e seus familiares, alguns estudos, ainda registram que as muralhas foram reerguidas em grande parte com entulhos do que havia sobrado da destruição dela mesma e da própria cidade causada pela guerra, um verdadeiro multirão. Neemias regressara do cativeiro com esta missão consentida pelo Rei Artaxerxes da Pérsia, após saber tristes notícias de sua terra natal.
Sambalate e Tobias ainda tentaram tirar a o ânimo e a vida de Neemias por várias vezes más o Senhor era com ele e as muralhas foram reerguidas com 2,5 quilômetros de extensão e em média 3 metros de largura em apenas 52 dias no período mais quente do ano em pleno Israel. (Neemias 1-6)
Contudo alguns questionamentos pairam no ar, há um culpado? Há um propósito? Há necessidade?
No “mundo civilizado” ao qual vivemos estranhamos muitas coisas do passado, entretanto, será que o palmeirense ficaria feliz em assistir os treinos do Corinthians no Palestra Itália? Imagine uma nação perder sua sede, suas casas, seus direitos, culturas e ver suas crenças profanadas por outros povos.
Esta é a origem dos samaritanos e da dissidência entre eles e os judeus que fora multiplicando ao longo dos anos compilado em um breve resumo para ajudar aqueles que têm interesse em saber um pouco mais sobre o povo de Deus e as conseqüências da desobediência. Se há culpados, propósito ou necessidade, você mesmo pode ter suas conclusões. Contudo aprendo a cada dia que o temor ao Senhor é o princípio da sabedoria e da prosperidade. Deus instruiu, abençoou, deu poder e avisou, porém eles não obedeceram.
O mais importante disso tudo é que Jesus veio para todos sem distinção, judeus, samaritanos, gregos, troianos, brasileiros, argentinos e até corintianos, todos, sem acepção de pessoas Ele veio para aproximar o homem novamente a Deus como era no Édem com direito a desfrutarmos todas as maravilhas que só ele pode dar, você também faz parte deste plano maravilhoso. Apenas Creia e busque o de todo o coração porque, assím como os judeus foram tirados da sua terra e levados cativos, escravos, haverá tempos em que iremos querer e não poderemos. Buscai ao Senhor enquanto se pode achar...

Hélio Quadros
02/07/09

2 comentários:

RO é AMAZÔNIA disse...

paz amados!!!gostei muito desse estudo. que DEUS continue te abençoando.

newton disse...

gostei e entendi agora o porque da rivalidade entre os samaritanos e judeus.
graças a Deus jesus não fazia acepção de pessoas.

pr. Newton