terça-feira, 25 de dezembro de 2007

Feliz Natal?

Hoje 25 de dezembro, dia comemorado por cristãos e não cristãos como natal...
Ao relembrar os anos passados comecei a raciocinar; trocamos presentes; decoramos nossas casas; cantamos pra papai noel, ceiamos. Mas e Jesus Cristo, não é o nascimento dele, nosso libertador que celebramos? Então ponderei, fiquei curioso e fiz o mesmo questionamento há algumas pessoas e a resposta simplesmente foi, "... é um símbolo comercial..", mas não me contetei com a resposta e fui mais à fundo.
Nosso maior guia de pesquisa deve ser a bíblia um livro espiritual para nós que somos espirituais e com bases científicas suficientes comprovando que é um livro idôneo. E ao pesquisar, em momento algum encontrei celebração de natal nem no novo nem no antigo testamento, muito menos por Jesus nem seus apóstolos e nem seus dicípulos.
Então busquei em outras fontes históricas como enciclopédias, livros de outras religiões e na internet e cheguei as seguintes informações:
1- Os primeiros testemunhos indicam datas muito variadas, e o primeiro testemunho direto que afirma que Jesus Cristo nasceu no dia 25 de Dezembro é de Sexto Júlio Africano, no ano 221.
2- O Imperador Aureliano estabeleceu em 275 que todos os fiéis e não fiéis obrigatoriamente comemorassem o Natal na data que foi estabelecida pelas autoridades romanas. Isto se dava com a comemoração da natividade da festa pagã, ou seja, do sol invicto (Natalis Invistis Solis).
3 -O primeiro natal pagão que se tem registro em Roma junto com os cristão foi em 336 d.c. imposto por Constantino e isto debaixo de imposição, de opressão. Muitos resistiram e morreram durante esse contexto histórico, porque não se submeteram a tamanha aberração, dizendo que não aceitavam o paganismo.
4 - Em 354 d.c foi oficializado pelo Papa Libério.
5- Segundo estudos, a data de 25 de dezembro não é a data real do nascimento de Jesus. A Igreja Católica Apostólica Romana entendeu que devia cristianizar as festividades pagãs que os vários povos celebravam por altura do solstício de Inverno. Portanto, segundo certos eruditos, o dia 25 de dezembro foi adotado para que a data coincidisse com a festividade romana dedicada ao "nascimento do deus sol invencível", que comemorava o solstício do Inverno. Na mesma data também se comemorava a festividade ao deus saturno.
6- Seu nascimento não se deu no inverno até porque havia pastores no campo Lc. 2:8. e até porque foi na época do alistamento de César Auguso Lc. 2:1, ora no inverno gelado daquela região ninguém sairia de casa e as pessoas tinha que se alistar nas cidades de orígem de suas famílias, Belém (cidade de Daví) era a cidade de José e Maria, por esse motivo a cidade estava cheia e não encontraram onde ficar.
7- A troca de presentes se deu orígem em outra festa pagã a Saturnália comemorada também dia 25 de dezembro e comemorava o nascimento de Mitra, um deus persa, sol de virtude.
8- A árvore de natal também tem sua orígem na Saturnália onde os romanos penduravam máscaras de Baco em pinheiros para tal comemoração também em 25 de dezembro, outras explicações indicam que Martinho Lutero (1483-1546) viu um pinheiro intensamente estrelado como se fosse um colar de diamanetes, ao chegar em casa plantou em um vaso um pinheirinho, o decorou com velas e colocou algumas tiras de papel coloridas acharam linda, ele e sua família. No ocultismo as arvores são usadas para energizar pessoas e Satanás trabalha no oculto.
9- O personagem Papai Noel ou Pai Natal foi inspirado em São Nicolau Taumaturgo, arcebispo de Mira, no século IV. Nicolau costumava ajudar, anonimamente, quem estivesse em dificuldades financeiras. Colocava o saco com moedas de ouro a ser ofertado na chaminé das casas. Foi declarado santo depois que muitos milagres lhe foram atribuídos. Sua transformação em símbolo natalino aconteceu na Alemanha e daí correu o mundo inteiro. ou seja irmãos é um santo católico, ainda quer fazer um altar em sua casa pra ele?
10- Os companheiros do "bom velhinho" são gnomos, demônios que se habitam em florestas e plantas.
11- Quem nunca viu guirlandas em enterros? pois é, era usada para oferendas e celebrações à espiritos de morte. Assím como Velas que até hoje são usadas em ritos profanos e não as do candelabro judaico o menorah que se usava azeite.
12- Presépio é um estímulo à idolatria, São Francisco, no séc. XVIII, enquanto um dos líderes da Igreja católica, instituiu o presépio para lembrar as festividades natalinas. Na verdade, é uma convocação que leva o povo a ficar com a fé limitada ao material, ao que é palpável. Exaltação a deuses tudo tem um propósito e as festas pagãs têm o objetivo de adorar deuses falsos. Hoje no Natal qual é o deus que aparece? Um deus impotente, um deus menino. Só que Jesus já cresceu, já morreu, já ressuscitou e vai voltar para buscar Sua noiva. Quem está olhando para baixo, contemplando um menino vai estar distraído e não perceberá a volta do Senhor Jesus.
13- Culto à sensualidade A festa dos solstícios tinha a intenção de mostrar a sensualidade dos seus participantes, chamar a atenção pela beleza exposta. As vitrines da cidade hoje não oferecem uma roupa digna de uma festa "religiosa". Por quê? Porque o ritual da festa exige sensualidade. Infelizmente, esse contexto se faz presente entre nós.
14- -Glutonaria Um grande banquete deveria ser feito. A glutonaria era tão estimulada nessas festas que já existia um lugar reservado para vomitar. As pessoas comiam, comiam, vomitavam e voltavam a comer. O que acontece hoje? Todas as famílias têm que fazer uma ceia. E por que comer e beber? Porque é sinal de aliança. O banquete dos solstícios tinha início à meia noite. A que horas começa a ceia do Natal? Meia noite também. Não podemos participar da bênção e da maldição. (I Coríntios 10:6-14)
Então onde está Jesus nesta bagunça?
15- Para finlizar, segundo estudos e evidências Jesus nasceu no período da FESTA DOS TABERNÁCULOS.

O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o CONHECIMENTO. Porquanto rejeitaste o CONHECIMENTO, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos.- Oséias 4:1

Porque Deus AMOU O MUNDO de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.- João 3:16

Hélio Quadros Neto

Nenhum comentário: